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- O que é religação?
- Quais os tipos de religação?
- O que preciso para solicitar religação da água?
- Qual é o prazo e o custo da religação?
- O que devo fazer se a religação não ocorrer no prazo estimado?
- A religação tem que ser solicitada ou acontece automaticamente?
- Já paguei a conta de água, posso tirar o lacre de corte?
O que é religação?
A religação de água é o processo que restabelece o fornecimento de água nas residências, empresas ou localidades após a suspensão do abastecimento.
Quais os tipos de religação?
A religação é realizada conforme o tipo de corte que foi realizado no local. Conheça os tipos disponíveis, mas sempre confirme qual o tipo aplicado em sua cidade.
Religação no cavalete/quadro:
Este tipo de serviço é realizado diretamente no cavalete/quadro, que é o ponto de entrada da água na residência ou estabelecimento. Durante a religação no cavalete, o obstrutor que impedia a passagem da água é removido e o lacre de segurança é substituído.
Religação no ramal:
Neste caso, o obstrutor que impede a passagem da água está inserido no ramal de água, que é o cano que conduz água até o cavalete. Durante a religação no ramal, o obstrutor é removido do ramal, permitindo assim a passagem de água até o cavalete.
Religação no registro (Fita):
Esse tipo de religação ocorre, em algumas cidades, quando o corte é realizado por meio de uma fita adesiva que mantém o registro na posição fechada. Após a quitação dos débitos, entre em contato com a concessionária para receber as orientações sobre a retomada do serviço.
Imagem ilustrativa:
O que preciso para solicitar religação da água?
Para solicitar a religação após corte por inadimplência, é necessário quitar todos os débitos do imóvel.
Você pode acessar o código Pix das faturas em aberto através dos nossos canais de atendimento. Após o pagamento e a baixa em nosso sistema, a religação será aberta automaticamente.
É possível também apresentar os comprovantes de pagamento através dos nossos canais de atendimento. Para isso, será necessário informar a matrícula, dados do titular e o cadastro precisa estar atualizado.
Lembramos que é necessário o livre acesso ao cavalete/quadro para a execução do serviço.
O que devo fazer se a religação não ocorrer no prazo estimado?
Se a religação não for realizada dentro do prazo informado, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento, como o WhatsApp, para verificar o status da sua solicitação. Caso seja identificado um atraso, daremos prioridade à sua demanda para garantir a resolução o mais breve possível.
Qual é o prazo e o custo da religação?
O valor da religação de sua cidade pode ser verificado na tabela tarifária, disponível no nosso site.
O prazo varia, conforme a agência reguladora do município. Você pode confirmar através dos nossos canais de atendimento.
A religação tem que ser solicitada ou acontece automaticamente?
A religação ocorre automaticamente após a compensação do pagamento ou da entrada no acordo de parcelamento.
⚠️ Prazos de compensação bancária:
O tempo para o pagamento ser repassado à concessionária varia conforme a forma de pagamento:
- PIX (código de arrecadação): Até 6 horas.
- Boleto bancário (código de barras): De até 3 dias úteis, dependendo do banco;
- Débito automático: Conforme a data de débito acordada com o banco.
Já paguei a conta de água, posso tirar o lacre de corte?
Não. A religação só pode ser feita por uma de nossas equipes. A retirada do lacre pelo cliente constitui uma irregularidade e pode gerar notificação.
Se o corte foi realizado utilizando uma fita adesiva para travar o registro na posição fechada, entre em contato através dos nossos canais de atendimento para solicitar instruções sobre a religação.
⚠️ Importante: Não remova o lacre ou a fita sem seguir esse procedimento, pois isso pode gerar penalidades.