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- O que é aferição de hidrômetro?
- Quem pode solicitar a aferição de hidrômetro?
- Quando pode ser solicitada a aferição de hidrômetro?
- Quanto tempo leva para a aferição ser realizada?
- Existe custo para a aferição do hidrômetro?
- O que acontece, se o hidrômetro estiver funcionando corretamente?
- E o que acontece, se o hidrômetro estiver com erro na medição?
O que é aferição de hidrômetro?
A aferição de hidrômetro é um procedimento técnico que verifica se o medidor de água está registrando corretamente o consumo. O teste compara os resultados do hidrômetro com padrões estabelecidos por normas técnicas para garantir sua precisão. Esse serviço pode ser solicitado pelo cliente e possui um custo.
Quem pode solicitar a aferição de hidrômetro?
Somente o titular da conta pode solicitar esse serviço, utilizando os canais de atendimento da concessionária.
A solicitação deve ser realizada pelo titular, antes do vencimento da fatura a ser contestada. No momento da solicitação, é preferível apresentar a fatura contestada, se houver, e os documentos do titular: carteira de identidade e CPF (para pessoa física) ou CNPJ e contrato social registrado na Junta Comercial (para pessoa jurídica).
Quando pode ser solicitada a aferição de hidrômetro?
Antes de solicitar a aferição de hidrômetro, orientamos que a leitura seja confirmada e que seja descartada a possibilidade de vazamentos internos no imóvel. Essa recomendação é importante para evitar que o cliente não seja onerado pela cobrança do valor do serviço, no caso de o equipamento não apresentar defeitos.
Os hidrômetros vêm lacrados pelo Inmetro, ou seja, são testados, aprovados e lacrados pelo órgão. O medidor sofre desgaste pelo tempo e volume escoado, podendo ocorrer submedição, ou seja, o aparelho deixa de registrar corretamente o consumo, apresentando um valor menor. Nesse caso, mesmo se a aferição de hidrômetro identificar a submedição, o valor da fatura não será alterado, pois o equipamento está medindo menos consumo do que o real consumido.
Quanto tempo leva para a aferição ser realizada?
O prazo para a realização da aferição do hidrômetro varia de acordo com a concessão. Em algumas localidades, o serviço pode levar até 90 dias, enquanto em outras, o prazo máximo é de 30 dias. Mais informações sobre o prazo podem ser obtidas no momento da solicitação.
Existe custo para a aferição do hidrômetro?
Sim, a aferição do hidrômetro possui um custo, conforme a tabela tarifária vigente, que será cobrado do cliente, exceto nos casos em que for constatado erro na medição fora dos limites estabelecidos. Por isso, sempre recomendamos primeiro que o cliente confirme a leitura e verifique possíveis vazamentos internos no imóvel que podem estar influenciando no aumento do consumo.
O que acontece, se o hidrômetro estiver funcionando corretamente?
Se a aferição comprovar que o hidrômetro está dentro dos padrões de medição, a fatura não será alterada e o cliente precisará arcar com o custo do serviço, conforme previsto na tabela tarifária.
E o que acontece, se o hidrômetro estiver com erro na medição?
Caso seja constatado um erro na medição além dos limites permitidos, a concessionária realizará uma análise das faturas cobradas para verificar a possibilidade de ajustes, se aplicáveis.